Trio Fam

Trio Fam
Trio Fam Trio Fam Trio Fam
Album: A Caminho do Tchova
Disponibilidade: Em stock
Preço: 0MZn

Trio Fam é um grupo de hip-hop moçambicano, criado em 1997. É composto pelos rappers Cinzel, Kaus e Kloro. Foram os criadores daquele que é considerado um dos mais notórios  êxitos do hip-hop moçambicano, o tema “Au sukê”, tema este que contêm extratos de um dos grande êxitos da já falecida diva da música moçambicanaZaida Chongo.

Formação

 Criado nos finais dos anos 90, o grupo seria apradrinhado pelos pioneiros do hip-hop em Moçambique, Rappers Unit
 O grupo mais tarde veio a ser conhecido por Trio Fam, e fez as suas primerias aparições num dos mais influentes programas de hip-hop na Rádio em Maputo, o“Clássico Hip-Hop Time”.  Após várias sessões de ‘freestyle’ na rádio a crescente paixão do grupo pelo hip-hop e a sua também crescente notoriedade leva a sua forma de expressão para os palcos do “Txova”, palco este que também seria abrilhantado por grandes nomes do hip-hop em Moçambique como os Auto-Squad , Dinastia Bantu, 360 graus, Grpo Fam, entre outros. Em 1999, o grupo se estréia em estúdio dando a sua primeira contribuição a vasta lista de êxitos do hip-hop Moçambicano com o tema “MCs & DJs”.
       
De “Au Sukê” a “Continência”

Em 2003 o grupo abraça a popularidade a nível nacional com o célebre tema “Au Sukê”.  É de salientar que o grupo Trio Fam foi o primeiro a misturar hip-hop com um som tradicional urbano. O tema “Au sukê”, produzido pelo DJ Beat Keepa, fez parte de uma colectânea intitulada “Hits do verão”  lançada pela Vídisco, em 2005,  assim como também fez parte no disco de tributo a cantora falecida Zaida Chongo.  Em 2005, o grupo lança o seu primeiro video clip com o single“J’yeah J’yeah” cujo impacto foi significativo em termos de imagem, uma vez que para os que somente haviam tido a oportunidade de ouvir o seu trabalho puderam vê-los pela primeira vez. Este vídeo, como todos outros do grupo até a data, contou com a colaboração de um dos melhores realizadores de videos em África, Dj Marcell. A sua mais recente contribuição ao hip-hop moçambicano foi o single “Continência” que é um tributo aos fazedores do hip-hop que ao longos dos anos se mantiveram fiéis ao género de música. Este single tambêm se fez acompanhar de um vídeo clip.

Esta trajetória foi repleta de participações, aparições em eventos de caráter musical e prémios ganhos.

O Futuro

Após vários anos sobre a gerência do grande produtor e agente Dj Beat Keepa, o grupo Trio Fam, em parceria com o Derio “Sagaz” Baloi, abraça novos desafios de forma indepedente. Esta nova caminhada é marcada pela criação da sua produtora e editora musical denominada “Mukheru Music”, produtora esta que prepara o tão esperado regresso dos Trio Fam. Com mais um vídeo e o seu primeiro album de originais já gravado e intitulado “Txova”, o grupo Trio Fam se prepara para mais uma vez fazer história no hip-hop Moçambicano e na música moçambicana em geral.


VS Musica Online © 2017